segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

SILENCIO, MENTIRAS E WIKILEAKS






Ontem estávamos entre amigos e amigas em uma festa de aniversário. Era uma singela festa onde salgadinhos, cerveja, refri e bolo são motivos para reunião e um bate-papo amistoso e inconsequente sobre as coisas dos dias

Entre as pessoas, havia uma jovem de 16 anos e sua mãe que haviam morado nos EUA e alguns países da Europa. De volta ao Brasil há dois anos, contavam suas aventuras e desventuras em terras distantes.

Ríamos muito mas, curiosa, eu queria saber mais sobre como era vida diária nesses lugares.

Daí vieram relatos de quem vai a um lugar e percebe suas "entrelinhas".

Dentre elas sobressai a frase: "lá fora (do Brasil), eles filtram, escondem tudo; não é como aqui."

Sim, mas como é mesmo isso? Há censura prévia às notícias?

Resposta: "Sim, claro. Não apenas das redes de TV e jornais. Para sair uma foto de alguém que seja assassinado, por exemplo, é preciso autorização da família."

Ou seja, o sucesso do Wikileaks é bastante porque a maioria das pessoas em diversos países realmente não sabem de nada! As pessoas são privadas até de informações sem qualquer conteúdo relevante e isso, ao contrário de nos deixar um pouco desconfiados dos motivos do Assange,deveria nos fazer pensar: o que mais escondem de nós?

Por isso o medo apavorante do Governo Americano de se ver, de repente, de "calças curtas" diante de informações idiotas que foram escondidas do público. Mesmo que sejam tolices, como a mídia e os próprios jornais americanos divulgaram, elas eram trocadas entre as embaixadas e classificadas de acordo com sua importância estratégica para a soberania estadiuniense.

Por isso, é possível entender o medo que assola os Governos a ponto de arranjarem um rocambolesca trama para prender Assange ou até mesmo com uma inteligente tentativa de desqualificá-lo como no site http://meiobit.com/77977/mundo-depois-wikileaks/

Até o dia de hoje apenas 1.344 cables (telegramas) foram liberados. O que há em 251.287 mil?

Eu quero saber.

E você?


Prefere esperar que a mídia (PIG) ou os Governos sejam transparentes e falem a verdade?