terça-feira, 24 de março de 2009

Inconciente coletivo


Reproduzo belíssimo artigo do blog Anais Políticos:


Existe uma sensação comum, observada de perto pela psicologia, que é a do desamparo. A impressão cruel de se estar sozinho em casa, em seu país, no universo todo. Sozinho em sua vida.

Por causa dela, as pessoas são levadas a se associarem. Elas se reunem em igrejas, em clubes, em torcidas organizadas, no que quer que seja. O humano convencional não consegue lidar com a hipótese do desamparo total. De viver e morrer sozinho.

Baseado nisso, o ser que seja razoavelmente inteligente pode se utilizar desta paúra para conseguir seus intentos. E digo razoavelmente, porque mesmo o melhor e mais bem arquitetado dos planos de dominação, sempre deixa furos. Tais furos são percebidos por indivíduos isolados, mas não são notados pelo inconsciente coletivo.

Este inconsciente coletivo é uma das mais marcantes e intrigantes "coisas" da humanidade. Cidadãos que são levados a ter raciocínios coerentes quando estão sozinhos, tornam-se bestas ensandecidas e estupidas quando estão em grupo.

Prova disso são os linchamentos. Nesse caso, se assume uma coragem e uma ausência de razão proveniente do coletivo. Na outra ponta, existe também o medo coletivo. Ele perfura a mente da pessoa, deixando que o pânico se instale. Do mesmo modo, retira do indivíduo a capacidade de pensar logicamente.Esta é uma introdução para dizer que as teorias da conspiração existem e sempre existirão.

Mas vai um alerta. Por mais cético que seja, nunca duvide da capacidade malévola de alguém. Jamais se deixe levar pela frase "ah, imagina que alguém faria isso!".

SIM, SEMPRE EXISTE ALGUÉM DISPOSTO A FAZER COISAS INIMAGINÁVEIS.

Guerras demonstram isso. E mais recentemente a estúpida guerra no Iraque e os covardes ataques dos israelenses aos palestinos nos dão a exata medida da covardia dos líderes de alguns povos.

Existe no Google Vídeos um ótimo filme disponível que se for assistido com paciência e percepção, pode sim abrir muitos horizontes. Só não abrirá o horizonte do tolo que supõe que há um limite claro para a maldade. Não há limites para a maldade nem existe a preocupação sobre quantas pessoas inocentes morrerão. Guerras são feitas por puro interesse, seja pelo poder, seja pelo dinheiro. E se alguém chega a esse ponto é porque não tem apreço à vida de outrem.

Se livre de seus pré-conceitos e veja como uma nação que se entitula "a mais poderosa" pode ser idiotizada ao extremo. Porém, mesmo esta nação não está sozinha. O resto do planeta segue seus passos. Ligue a televisão e verá.

Os primeiros dez minutos são um pouco enfadonhos. Resista e absorva o que o filme Zeitgeist tem a oferecer. O filme é uma grande teoria da conspiração. Há nele coisas com as quais você pode concordar e outras não. Ele fala de religião, dinheiro e poder. Mas sempre é bom saber das versões alternativas para as coisas que circulam o mundo.

Pensar não mata. Não pensar, certamente. E o exercício do cérebro só existe quando você pratica o pensamento.

Em tempo, Zeitgeist em alemão significa justamente o "espírito de uma época" ou em outras palavras, o sentimento coletivo em um determinado tempo.Clique
aqui e vá até o Google Vídeos na versão já legendada para o português.

http://anaispoliticos.blogspot.com/2009/03/inconsciente-coletivo.html